domingo, 15 de novembro de 2009

UMA RUA (AVENIDA) CHAMADA JORNALISTA SANTOS SANTANA

UMA RUA (AVENIDA) CHAMADA JORNALISTA SANTOS SANTANA


È verdade, não é uma rua chamada pecado, título de um velho filme. É, sim, Avenida jornalista SANTOS SANTANA. Percorro a Avenida, fico emocionado, começa nas imediações da Sementeira e vai até a rótula do shopping “jardins”. Após a morte do jornalista, o povo sergipano, através do poder legislativo municipal, prestou-lhe justa homenagem. O prefeito da época sancionou a norma jurídica.

A notícia é alvissareira e se me fosse possível dar a notícia ao homenageado, faria da seguinte forma: ARNULFO (Santos Santana), você já é nome de rua (Avenida) na sua Barbosópolis, terra que você tanto amou e que passou três décadas de sua vida convivendo com os sergipanos. Fato que se deu nas décadas de 50 a 80.

Confesso, meu irmão, que não sei se esta carta lhe será entregue, pois, segundo jornalista da terra, você é o locutor do céu. Mas se você não estiver presente, ocupado com a sua emissora celestial, os seus colegas, que também deverão fazer parte do “cast” da rádio, Santos Mendonça, Silva Lima, Carlito Melo e o contolista da rádio Liberdade, Gileno, lhe entregarão este documento.

Como vê, ARNULFO, apesar de você ter nascido na pequenina São Brás, banhada pelo Velho Chico, Estado de Alagoas, o povo da terra de Sílvio e Tobias, outorgaram-lhe essa honraria. Você veio de canoa para Própria e fez a opção por Aracaju e não Maceió, apesar de você ter estudado em Penedo, no colégio do Sr. BEM-BEM. Aliás, você dedicou um programa na rádio Liberdade a Penedo. Título: “ A VOZ DE PENEDO”. Mas fincou raízes aqui e para esta terra abençoada trouxe o resto da família. Lembro de um telegrama seu para os familiares, após a morte de nosso pai. À época você prestava serviços à Marinha do Brasil: “seguirei primeiro navio e aí acertaremos os nossos destinos”. E você chegou e traçou os nossos destinos.

Lembro de quando você lia diariamente a revista “ O CRUZEIRO”, dando entonação de locutor. Submeteu-se a teste na rádio Liberdade e foi aprovado. Foram seus colegas, naqueles tempos, ANTONIO LEOLINO, SANTOS MENDONÇA, o poetinha SANTO SOUZA, CARLITO MELO, RAIMUNDO SILVA, entre outros, na rádio Liberdade.

Além da Liberdade, você esteve na antiga DIFUSORA, e conviveu com JOSÉ EUGÊNIO, WELLINGTON ELIAS e outros. Por fim, chegou à CULTURA e ali encontrou o hoje famoso noticiarista de TV Gilvan Fontes. Também Fernando Pereira, Irandi Santos, Carlos Magalhães, e outros. Esta última emissora também lhe prestou homenagem com uma medalha no aniversário da emissora.

Hoje, ARNULFO, a sua Aracaju mudou muito, não é a mesma dos anos 80. O progresso também chegou aqui. É uma pena que você não participa da era da informática, são os computadores de última geração e os celulares, não existe mais máquina de escrever de seu tempo.

Mas é importante que lhe diga que o povo sergipano não lhe esqueceu. O EVANDO, o HUGO COSTA, seu primo-irmão, o GILVAN FONTES, que começou com você na locução jornalística na rádio Cultura, o Carlos RODRIGUES, que fez praticamente um seminário abordando suas crônicas no livro “ARACAJU DOS MEUS AMORES”, o ALCEU MONTEIRO e muitos outros.

É importante lhe dizer que você esta imortalizado. Não é um acadêmico da ASL, mas poderia sê-lo, se tivesse vida para tanto. Jornalista lá estão, como seu amigo JOÃO OLIVA ALVES, JOSÉ AMADO NASCIMENTO, entre outros.

Por último, quero lhe pedir um favor, aliás, dois favores: agradeça ao seu amigo-irmão EVANDO que, instado a fazer reportagem sobre a AVENIDA jornalista SANTOS SANTANA, fé-lo imediatamente, designando a jornalista Célia Silva, para tratar da matéria. O segundo favor deve ser dirigido ao jornalista NAZÁRIO PIMENTEL, que me passou o seguinte telegrama: “Prezado Amigo, não pense você que perdeu um irmão; não fique a imaginar que hoje está sozinho. Santos Santana é uma daquelas figuras que não morre. Sempre otimista nos momentos mais difíceis, alegre e irreverente, em todas as ocasiões. Aonde você ler o dia a dia da notícia ele estará presente. Por tudo isso, fique certo, SANTOS SANTANA é hoje no mundo conturbado em que vivemos o símbolo daquilo que almejamos: um mundo melhor para todos nós.Não lhe transmito pêsames, digo apenas que Santos Santana está viajando em busca do bem-estar para todos aqueles que acreditam que teremos muito breve um amanhã com mais AMOR. Um forte abraço do companheiro NAZÁRIO PIMENTEL, Diretor do Jornal de Sergipe”.

Abraços, que você esteja coberto pelo manto sagrado.
Luiz Santana..

Em 27 de julho de 2007.