terça-feira, 13 de julho de 2010

GESTÃO AMBIENTAL - comentário

A Profa. Jenny Dantas Barbosa, do Curso de Administração de Empresas da UFS, publica no Jornal da Cidade, na coluna Opinião, sob o título (Indi) gestão ambiental: teoria robusta e prática esquálida, na edição de 10.07.2010, artigo bastante interessante, abordando a consciência ambiental da população brasileira.
Em seu artigo, bastante elucidativo, diz a mestra: " Todos falam que estão preocupados com o meio ambiente, que vão reduzir o consumo de energia, de água, de comb ustível, mas poucos estão dispostos a fazer um mínimo sacrifício".
De fato, poucos desligam o ar condicionado; poucos levam 2 ou 3 pessoas em seus carros para o trabalho, alegando que vão levar filho no colégio, vão à academia e outras desculpas, multiplicando-se o número de veículos na cidade, e, por consequência, contribuindo para a poluição ambiental.
Para a mestra, deveria haver um maior número de ciclovias nas cidades, a fim de as pessoas usarem mais bicicletas, como nos países da Ásia.
Mais adiante a profa. comentou que um prof. da Ufs, convidado para um evento, informou que sua família, composta de 4 pessoas, dispunha de 5 computadores, 4 aparelhos de ar condicionado e 3 refrigeradores no apt. onde vivem. Achou um escândalo, quando poucos dispõe m apenas de um computador e a maioria nem possui.
Em visita que a profa. fez à China, constatou que lá é fácil comprar um veículo, difícil é conseguir licenciá-lo, pois o governo, a fim de inibir o consumo, cobra cerca de de 8 mil dólares para fornecer a licença. Todavia na Ásia os governantes incentivam a aquisição de motos, menos agressivas ao meio ambiente.
A profa. traça um perfil do brasileiro que, quer na sua casa, no seu condomínio, no seu bairro e na sua cidade, não se utilizam da prática saudável de contribuir para minimizar a poluição ambiental.
Na Europa, Austrália e Nova Zelândia as pessoas usam duchas em seus banhos, e são desestimuladas a tomar demorados banhos, fechando a torneira quando se ensaboam, prática que não é muito adotada no Brasil, mesmo sabendo-se que a água é um bem escasso e não eterno.
A mestra constatou ultimamente um fato interessante, indo a caminho do aeroporto em um táxi verificou que um outro veículo passara por ela e o motorista jogou pela janela a embalagem de um picolé e depois cascas de amendoim. O taxista se acercou do carro e entregou ao mal educado condutor um saquinho para colocar lixo. Nesse gesto do taxista constatou-se enorme consciência e uma prática ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário