sábado, 21 de março de 2009

TARDES DE ARACAJU - minha primeira crônica

Te vejo, Aracaju, tão ensolarada, tão bonita. Daqui do meu apê diviso prédios te cercando. Hoje, minha cidade, tu és ré da ambição imobiliária. Hoje, Aracaju, não és mais a cidade provinciana que conheci quando aqui cheguei. E lá vão mais de 60 anos. Hoje já es uma moça sesquicentenária, perdeste a juventude. Cadê, Aracaju, os seus morros de areia que eu soltava pipas. Cadê Aracaju, o nosso Parque, com suas cachoeiras e o meu colégio Jackson de Figueiredo, do Prof. Benedito e D. Judite. Cadê, Aracaju, a Praia Formosa, onde na baixamar os meninos jogavam bola. Cadê, Aracaju, o meu Atenheuzinho na rua da frente, onde fiz o meu ginásio. Cadê, Aracaju, as famosas retretas da Praça Fausto Cardoso, onde os casais passeavam rodeando a praça. Cadê, Aracaju, a Associação Atlética de Sergipe, clube aristocrático da cidade, antes do Iate. Pois é, Aracaju, vou continuar a indagar e espero uma resposta. Boa tarde, Aracaju.

6 comentários:

  1. AINDA ACHO ARACAJU UMA CIDADE BEM PROVINCIANA EM CERTOS ASPECTOS,PRINCIPALMENTE,QUANDO FALAMOS DE PROFISSÕES, ALÉM DE SER UMA CIDADE QUE SE PAGA POUCO A QUEM MERECE,OS PROFISSIONAIS NÃO SÃO VALORIZADOS E NÃO SE VALORIZAM. ELES FICAM NUM CICLO VICIOSO DA MEDIOCRIDADE. HOJE, QUALQUER UM, É ADVOGADO, JORNALISTA, PUBLICITÁRIO,TODOS SEM CAPACIDADE NENHUMA DE EXERCER SUAS PROFISSÕES. TUDO É REALIZADO NO QUEBRA GALHO EM ARACAJU. POR ISSO, QUANDO VEM ALGUÉM DE FORA, É O REI DO PEDAÇO. MAS, SE PRESTARMOS ATENÇÃO, ARACAJU, É UMA CIDADE QUE ESTÁ AINDA ENGATIANDO, COM RELAÇÃO, AS CAPITAIS DO NORDESTE, SÓ TEM 154 ANOS. AINDA DÁ PRA IR DO CENTRO DA CIDADE PRA MINHA CASA A PÉ,SEM PROBLEMAS, A NOITE.(CLARO QUE EU NÃO VOU DAR BOBEIRA,KK). VAMOS VER SE ARACAJU, SAI DO BERÇÁRIO DA QUALIDADE DE VIDA, E SE TORNA UMA SENHORA COM SAÚDE,EDUCAÇÃO,TRANPORTE E CULTURA, DE VIDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo Brazil, Aracaju, hj, não é mais aquela capital provinciana, q se acordava com o cantar dos galos. Aracaju hj está com inveja de Rio e Sp, tanto assim, q, quem estiver hj nesses grandes centros urbanos, é uma grande besteira e idiotice ter aquela grande saudade da trasnquilidade de Aracaju, operários indo a pé trabalhar e tal. Eu mesmo tenho grande saudade de Aracaju daqueles tempos, de certas malandragens noturnas q, se vc alcançou eu não sei. No dizer de Murilo Mellins no seu livro Aracaju como vi e vivi: "É UMA SAUDADE Q CORROI O CORAÇÃO DA GENTE"

      Excluir
  2. Rodrigo, tô de acordo com o seu comentário. Futuramente abordarei esses assuntos.

    ResponderExcluir
  3. Meu Nobre Amigo Luiz Santana, Parabéns por esta feliz idéia de publicar esse Blog, verdadeira fonte de pesquisa, de conhecimento, de informações, sobretudo por serem originadas de alguém tão culto, tão inteligente, de enorme representatividade na sociedade acadêmica de Segipe. Como seu leitor, amigo de bate-papos, receba meu abraço e minhas congratulações por mais esta inciativa tão valiosa. Severino.

    ResponderExcluir
  4. Tardes de Aracaju... Belíssimo texto, de um saudosismo fantástico, onde o autor, meu amigo Luiz Santana, externa sua saudade dos velhos e bons tempos, bons tempos que esta nova geração não teve o privilégio de vivenciar. O crescimento imobiliário transforma a cidade e suas paisagens vão tomando outras formas de se ver. Mas, apesar de tudo, Aracaju cresce, e é uma cidade limpa e bonita. Problemas existem, mas esperamos que o poder público possam minimizar os problemas, sobretudo na periferia, com saúde, segurança e educação.

    ResponderExcluir