sábado, 28 de março de 2009

CAOS TOMA CONTA DE ARACAJU


Diariamente, após caminhada nas redondezas, compro os jornais da terra para me informar sobre os últimos acontecimentos. Também ao café, tv. ligada, vejo as notícias internacionais, nacionais e locais. Costume de muito tempo. Mas hoje fiquei estarrecido. As manchetes dos três principais matutinos só falavam em "CAOS". Um dos jornais estampa: "mais de 180 mil usuários de transporte coletivo sofrem com a paralisação"; outro: " Aracaju vive manhã de caos e violência no centro"; e um terceiro, mais timidamente, também se refere à péssima situação por que passa o cidadão sergipano. É triste vê esse momento crucial. Como morador de Aracaju durante 60 anos jamais presenciei tal estado de coisas. Sempre houve greves, até a minha Universidade Federal faz greve, estive em várias naquela casa de ensino superior. Mas não um encadeamento de paralisações como agora. Essa parede (grève, do francês) vem ocorrendo em várias categorias profissionais, como dos motoristas de ônibus, dos professores estaduais e municipais. Outras categorias já ameaçam com a paralisação. Além do caos implantado, A DESO tem penalizado o aracajuano com a falta de água na cidade. O tal de rodízio, que não é cumprido como estabelecido. Mas os governantes acham que tudo está bem , - para alguns , diga-se de passagem -; o governo federal diz que é "uma marolinha", uma "gripe" que está assolando o País. Tomara que não seja o tsunami ou a gripe espanhola, que no início do século 20 dizimou milhares de brasileiros. Daqui a pouco vão insinuar que o caos foi promovido pelo governo anterior. Já estou cansado dessa conversa, é o único argumento que o líder do governo na Assembléia tem. É uma lenga-lenga danada, própria de quem não tem argumento. Segue-lhe o líder do governo municipal, o governo da "cidade de melhor qualidade de vida". Foi um achado para o Prefeito essa pesquisa feita por um órgão governamental. Quem não tem o que mostrar se ampara nas pesquisas feitas por amostragem. Acredito que a pesquisa foi feita aqui na zona sul, na 13 de Julho, na orla., etc. Vá visitar os bairros da periferia da zona norte para ver o que acontece. Bairros sem água, sem esgoto, sem luz elétrica. Esse é o quadro de nossa cidade. O Secretário de Educação, meu colega na UFS, pegou, como se diz " um rabo de foguete" e tenta apagá-lo, sem êxito. Pobres professores, que não recebem piso salarial da categoria e por sofismas a Secretaria informa que está cumprindo o que estatui a lei. Na verdade, o magistério, quer federal, estadual ou municipal não é reconhecido pelo poder público. Veja-se a UFS, quando lá estive vi greves de mais de 3 meses e o governo pouco ligava. Para concluir, transcrevo, aqui uma frase do ator global :" Em Sergipe, agora, a história é outra". É verdade, a história tá sendo outra, diferente dos governos que tiveram assento nos dois executivos, enfim, Aracaju tá sendo lançado no CAOS. Vamos ver se se levanta. Boa tarde, minha cidade.

2 comentários:

  1. Aracaju passa por um momento muito difícil. FALTA: saúde, educação, segurança, transporte, água, ufa! São muitos os problemas e não adianta ficar culpando o governo passado nem “querer tapar o sol com a peneira”, enchendo a mídia televisiva de comerciais, a dizer que “em Sergipe agora a história é outra”. O que precisa é priorizar as necessidades urgentes da população que vive momentos de grandes dificuldades e parar com a teimosia de gastar dinheiro em festas e na (re)construção de bens públicos, que se acabam por falta de manutenção, algo que vem se tornando regra pelo Estado e Município, a exemplo dos prédios e das praças da capital. Essa semana para infelicidade do governador, aconteceu um fato que parecia inocente, não fosse o momento que a cidade vive. O governador, em visita a Rede Record de Televisão, fez uma participação em gravação de uma novela e a cena foi assistida por famílias que aguardavam na sala de espera de um hospital em Aracaju, lotado, causando grande revolta e indignação nos presentes, com comentários do tipo: “nós aqui sofrendo sem médico e o governador, em São Paulo, brincando de ser ator”. Excelências, o povo está cansado de tanto sofrimento e abandono. Um abraço, Armando.

    ResponderExcluir
  2. Armando, ainda não te conheço, mas agradeço pelo seu comentário lúcido sobre o tema. Gostaria de adicionar o seu blog e me coloco à sua disposição. Meu e-mail: santo_santana@hotmail.com. Obrigado.

    ResponderExcluir